segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Corticosteroides - você tem medo de cortisona?

            Medicação que gera muitas dúvidas e medos em quem tem esse tipo de prescrição, os corticosteroides, ou corticoides, também chamados popularmente de "cortisona" costumam gerar dúvidas e medos em quem tem de submeter-se a esse tratamento.           Quando prescritos, é comum dúvidas aparecerem do tipo "isso não faz mal ao coração?" "Eu tenho diabetes, posso tomar?" "Vicia?" E poucos sabem o que realmente estão tomando.
            Afinal de contas o que são os corticoides? Para responder devemos ter em mente que nós temos nossa produção interna disso pelas nossas glândulas  adrenais e que eles são importantes hormônios que nosso corpo precisa para combater qualquer tipo de estresse e injúria. Porém, em estados de inflamações fortes, agudas ou crônicas, pode ser necessário o uso dessas substâncias para combatê-las. Eles podem ser injetáveis (venosos ou intramusculares), orais ou tópicos (cremes, pomadas, colírios, cremes vaginais, etc) e na maioria das vezes são muito bem tolerados e muito eficazes, principalmente se usados por curtos períodos. Quando são necessários usos mais prolongados e em doses maiores,  aumentam as chances de aparecerem efeitos colaterais.
            Condições comuns de uso dos corticoides incluem: asma, artrites, doenças autoimunes como lúpus, alguns tipos de câncer, eczemas e erupções cutâneas, alergias e infeções respiratórias e tantas outras. As doenças crônicas normalmente exigem uso mais prolongado e as doenças agudas normalmente indicam ciclos curtos.
            Efeitos colaterais comuns dos corticoides incluem: alterações da glicemia (aparecimento ou piora de diabetes já existente), desenvolvimento ou piora de catarata, alteração na disposição da gordura corporal com aumento da gordura em tronco, abdome e face, piora da imunidade, aumento da pressão arterial e ganho de peso.
            Sim, são assustadores, porém isso dificilmente acontece em uso curto dos corticoides e, mesmo nos que usam prolongadamente, não são todos que tem tais efeitos e nem aparecem todos os efeitos. Tudo deve ser pesado pelo médico como risco x benefício do uso crônico de corticosteroides. O uso para afecções mais leves e por curto tempo normalmente só traz benefício, grande alívio nos sintomas inflamatórios e rapidez na melhora clínica do paciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário