sexta-feira, 22 de abril de 2016

Solidão e isolamento social como fatores de risco para doença coronariana e acidente vascular cerebral

Pessoas solitárias adoecem mais.

Parece uma frase de efeito romântica porém é o que foi mostrado num estudo publicado recentemente no British Cardiovascular Society (Sociedade Cardiovascular Britânica) onde foi feito um levantamento que mostrou que pessoas com relações sociais deficientes estão relacionadas a um risco 29%  de doença arterial coronariana e 32% de acidente vascular cerebral sendo que não foi identificado diferença entre gêneros.

            Na publicação são classificados como pessoas com pouca relação social aquelas que muito poucos contatos sociais ou que se sentem infelizes com suas relações sociais. O estudo apenas coloca números e relata uma incidência maior de acidente vascular cerebral e doença arterial coronariana em pessoas que sofrem de isolamento social porém não determina causas e também são necessários outros estudos para definir se estratégias de melhora na vida social são eficazes para combater a incidência aumentada dessas patologias. Foram analisados mais de 180.000 registros de pacientes ao redor do mundo. Os número e os resultados são expressivos e nos mostram cada vez mais, de maneira inequívoca, que não devemos em hipótese nenhuma deixar de cuidar de nossa vida pessoal, social, nossa vida de relação.
            Sejamos felizes! A expressão: amigos, amigos, negócios à parte ganha nova conotação de mão dupla. Se não devemos deixar nossas relações pessoais interferir nos negócios, também não podemos esquecer de nossas relações em prol de trabalho.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário