Que temos de cuidar do açúcar (glicose) para que fique sempre normal, é fato. O que se esquece muitas vezes é que o açúcar tem um limite superior e outro inferior. A glicose baixa (hipoglicemia) pode ser muito perigosa.
A hipoglicemia é acontecimento frequente nos diabéticos devido ao uso de medicação para baixar a glicose. Quando associado a alimentação inadequada (pode ser em quantidade, em qualidade ou em intervalos) por vezes a glicose cai para níveis abaixo do normal e isso pode causar alguns sintomas que vão se agravando conforme a glicose vai caindo.
O início muitas vezes é com tremores, suor frio, vai piorando o nível de consciência e a cognição podendo alcançar a desorientação e chegando a inconsciência (coma hipoglicêmico). A resposta à reposição de glicose habitualmente é excelente e sempre devemos estar atentos a, no caso de uso de medicação, que o efeito pode ser duradouro e a glicemia voltar a cair mais a frente.
E por que é perigoso?
Temos dois órgãos que são extremamente sensíveis e dependentes da glicose: o cérebro e o coração.
A glicose é a fonte energética de escolha e a falta dela de forma aguda pode causar colapso desses órgãos, justificando o coma no caso do cérebro e no coração a coisa fica mais complicada quanto mais problemas o pacientes tem. Já sabemos devido a pacientes internados e monitorizados ou na vigência de exames cardiológicos, que a hipoglicemia aumenta significantemente a incidência de arritmias cardíacas, podendo gerar arritmias perigosas e fatais. Em seu domicílio, principalmente à noite, isso se torna ainda mais perigoso. Pode precipitar falência cardíaca, piora de um coração já fraco e culminar com a morte.
Dietas exageradas e sem orientação associadas a exercícios intensos e medicações para emagrecer também podem levar a hipoglicemia e aumentam o risco de arritmias cardíacas perigosas.
Paciente submetidos a cirurgia bariátrica também fazem hipoglicemia paradoxalmente após a alimentação com alimentos ricos em carboidratos.
Vivam com saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário