terça-feira, 30 de abril de 2013

Tumor cardíaco - mixoma atrial





           Existem alguns tumores que são originários do coração. Tumores que são primários do coração são raros e, desses, o mais comum é o mixoma atrial. É um tumor benigno que nasce dentro do átrio esquerdo ou direito (o coração tem 2 átrios e 2 ventrículos) sendo que 75% deles ocorrem no átrio esquerdo.
            Os mixomas podem dar sintomas a qualquer tempo, podem estar associados a arritmias e danos nas válvulas cardíacas e pode haver sintomas relacionados à posição do corpo. Os sintomas podem ser:

Dificuldade em respirar quando deitado
Dificuldade em respirar quando dorme
Dor ou aperto no peito
Tontura
Desmaio
Sensação de sentir o seu batimento cardíaco (palpitações)
Falta de ar com a atividade

Deve se estar atento que estes sintomas não são específicos do mixoma atrial. Várias condições cardiológicas podem causar tais sintomas e um sopro cardíaco também pode ser ouvido.  O diagnóstico é confirmado através de exames de imagem como ecocardiograma com doppler, ressonância magnética do coração e tomografia e, feito o diagnóstico, o tratamento deve ser proposto. A cirurgia de retirada do tumor é o tratamento e, por vezes, também pode ser necessária a troca da válvula. O tumor pode crescer de novo se não for tirado todo o tecido do tumor.
Embora seja um tumor benigno, o mixoma atrial pode causar complicações que podem ser fatais. Ele pode causar embolia (coágulos sanguíneos ou  pedaços do próprio tumor que vão causar obstruções na circulação), arritmias cardíacas  e bloqueios do fluxo dentro do coração e nas válvulas. Como sempre, quanto antes o diagnóstico e cirurgia, melhor para o paciente. 

8 comentários:

  1. Alex,

    Não sabia que existe tumor no coração.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim Sissym!
      Obrigado por participar e fique à vontade sempre.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Alex,
    cuidei de um paciente médico que teve esse tumor, a cirurgia foi um sucesso e na alta, uns 7 dias apos a cirurgia, nem parecia que tinha operado...
    bom tema e um bom texto...
    um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Saulo, o resultado é bom.
      Mas como disse no texto, o tumor pode voltar a crescer.
      Um grande abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
  3. Tumor no coração??? Jesus, quanta coisa eu desconheço! É sempre um prazer ler seus textos esclarecedores Dr. Alex, muito bons! Élcio Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos desconhecemos muita coisa e conhecimento não é nada se não for disseminado.
      Mais uma vez obrigado pela participação e um grande abraço!

      Excluir
  4. Dr. Alex, um amigo está se recuperando de uma cirurgia para a remoção de um mixoma atrial esquerdo. O diagnostico se deu através de um exame rotineiro. O tumor estava com 2,2 X 2,7 cms. Ele foi salvo pela tecnologia empregada sob o comando de médicos como o senhor. Parabens! Nós estamos apoiando as medidas que o CFM adotou contra este governo corrupto e insano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, pelo comentário e pelo apoio!
      Depois mande quem vem a ser o "nós".
      Um grande abraço!

      Excluir