domingo, 16 de março de 2014

Sibutramina para emagrecer - vale à pena?


       Substância muito difundida aqui no Brasil, a sibutramina é usada frequentemente por quem quer emagrecer. Ela já foi proibida nos EUA e na Europa porém aqui continua sendo vendida com receituário controlado.
            Afinal, o que é a sibutramina?
            Essa substância, inicalmente elaborada para funcionar com anti-depressivo, age do sistema nervoso central aumentando a sensação de saciedade. Ou seja, eliminando aquela sensação de fome, de que precisa comer mais e assim, fazendo a pessoa perder peso.
            Desde o início de seu uso, percebeu-se que a sibutramina provocava aumento de pressão arterial e acelerava os batimentos, o que levou a um uso cauteloso em pacientes com essas características. Porém, há pouco tempo, um grande estudo envolvendo mais de 10mil pacientes, mostrou que a sibutramina aumenta significantemente a mortalidade cardiovascular  , a incidência de infarto e AVC o que levou a proibição da droga nos EUA e na  Europa. Aqui, após este estudo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regula a fabricação e venda de medicamentos no Brasil, lançou uma ofensiva contra a sibutramina porém não foi suficiente para vencer os interesses dos laboratórios farmacêuticos que tem importante lucro com a venda da droga no Brasil e ela continua sendo liberada por aqui.
            É importante ressaltar que no Brasil existe e sempre existiu um uso indiscriminado da substância, médicos que vendem resultado de emagrecimento a prescrevem de forma difusa, sem muita preocupação com o histórico médico da paciente (às vezes desconhecido do próprio paciente) confiando, principalmente, na pouca idade, público que costuma procurar esse tipo de serviço.
            A sibutramina é uma droga que requer todo o cuidado na sua prescrição e foi proibida no mundo todo menos no Brasil. Será que somos os únicos certos?
            Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário