sexta-feira, 3 de junho de 2016

Vitamina D em pacientes com insuficiência cardíaca - um novo futuro?

De algum tempo para cá tem sido diagnosticadas cada vez mais pessoas com deficiência D. Tem sido um modismos solicitar a dosagem e prescrever a reposição de vitamina D e cada vez mais funções além da prevenção da osteoporose tem sido atribuídos a vitamina D. Partindo desse ponto, um pequeno estudo chamado VINDICATE avaliou efeitos da suplementação de vitamina D em pacientes com insuficiência cardíaca crônica (coração fraco) com deficiência de vitamina D.
Foram avaliados 229 pacientes, maioria de homens com insuficiência cardíaca e deficiência de vitamina D documentadas e um grupo submetido e 1 ano de suplementação de vitamina D e outro grupo a placebo além da medicação e medidas não farmacológicas clássicas para o tratamento da insuficiência cardíaca. Os resultados foram avaliados através do teste de caminhada de 6 minutos que avalia o distância percorrida e as condições clínicas após andar por 6 minutos e pelo ecocardiograma.

            Os resultados mostraram que, apesar de não ter havido diferença no teste de caminhada, houve significativa melhora na função cardíaca e nas medidas das cavidades cardíacas ao ecocardiograma, o que pode ser um achado promissor.  Como foi um trabalho com pequeno número de pacientes, maiores estudos são necessários para mostrar de forma inequívoca um benefício da suplementação de vitamina D em pacientes com deficiência de vitamina D e insuficiência cardíaca.

            Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário