sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Doença Coronariana

A doença coronariana é a doença que mais mata no mundo, ela que leva ao infarto do miocárdio, o famoso “ataque cardíaco”. É o evento final de uma doença que silenciosamente vai formando placas que entopem uma ou mais artérias coronárias que são as artérias que alimentam o músculo cardíaco. Salvo casos excepcionais como uso de drogas ilícitas, doenças que favorecem a formação de coágulos no sangue, não se sofre um infarto se não existir doença coronariana.
E o que leva a doença coronariana?
Os fatores de risco para doença coronariana são muitos e, infelizmente, comuns. Os maus hábitos de vida, desde a juventude, contribuem enormemente para a elevada incidência no mundo todo dessa doença. São alguns deles:
- Hipertensão arterial;
- diabetes;
- tabagismo;
- colesterol elevado;
- obesidade;
- sedentarismo;
- história familiar;
- idade.
Sempre existirá o discurso que alguém conhece alguém que era “saudável” e teve um infarto. O que pode ser dito é: não existe 100% em medicina, não existe totalidade. Estatisticamente falando, a incidência de doença coronariana vai aumentando quanto mais fatores de risco se acumulam. Daí a insistência em levar bons hábitos de vida, em tratar problemas já existentes. Os casos diferentes e raros existem e sempre existirão mas de forma nenhuma constituem desculpa para não levar uma vida saudável.

Vivam com saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário