sábado, 7 de setembro de 2013

Câncer de Testículo


            Os testículos são os órgãos sexuais masculinos que produzem o hormônio sexual (testosterona) e o esperma. Localizam-se na bolsa escrotal logo atrás do pênis e, como praticamente todo o corpo, também podem ser alvo de câncer.
            Este tipo de câncer usualmente afeta homens jovens, entre 20 e 39 anos, e é ainda mais frequentes nos  homens que:

·          Tiveram desenvolvimento testicular anormal;
·         Tem o testículo retido (não desceu para bolsa escrotal no          desenvolvimento);
·          Tem história de câncer na família.
·          Traumas testiculares

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo duro, indolor, mas ao apalpar qualquer massa que não existia antes um médico deve ser procurado imediatamente. Deve-se ficar atento também à dor, aumento dos testículos, dor imprecisa na parte inferior do abdomem, sangue na urina e aumento da sensibilidade dos mamilos.
Os  principais fatores de risco são: história familiar deste tumor, lesões e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia (testículo que não desceu). A prevenção é feita através do auto-exame da bolsa escrotal que deve ser realizado mensalmente. A detecção precoce é importante  pois torna o câncer testicular bastante curável e o diagnóstico é feito normalmente pelo urologista através do exame físico, exames de imagem, laboratoriais e da biópsia.
O tratamento é através de cirurgia e , dependendo da gravidade, do grau de invasão, presença ou não de metástases, pode –se indicar quimioterapia ou radioterapia ou ambos.

Fiquemos atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário