domingo, 15 de setembro de 2013

TDAH - Transtorno do Défcit de Atenção e Hiperatividade



            Hoje falarei sobre o Transtorno do Défcit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno que acomete crianças e adolescentes que, se não tratado, vai para a fase adulta sem controle causando grandes problemas de relacionamentos, danos estudantis e profissionais.
            Normalmente é caracterizado por:
·         Desatenção
·         Hiperatividade
·         Impulsividade
As crianças portadoras de TDAH são descritas normalmente como  crianças que não ficam quietas, que agem sem pensar, que começam mas não terminam as cosias. É mais comum em meninos que meninas e uma estatística americana mostra que afeta 3 a 5% das crianças.
As causas não são conhecidas, como existem vários relatos de casos na mesma família, o aspecto genético pode ser importante.  Para se confirmar o diagnóstico de TDAH uma avaliação profissional é necessária para o tratamento específico ser instituído. O tratamento psicológico do portador de TDAH se faz muito importante, uma vez que auxilia o paciente a estabelecer estratégias de lida com as principais dificuldades, nesse sentido a terapia cognitivo comportamental se mostra como sendo a mais efetiva nesse processo. Porém em muitos casos há a necessidade da implementação do tratamento medicamentoso concomitantemente com a psicoterapia para que haja um resultado mais efetivo, principalmente nos casos onde os sintomas são mais severos e há prejuízo em várias esferas da vida do sujeito.

Uma estrutura familiar, escolar e terapêutica podem ajudar demais a vencer os transtornos causados pelo TDAH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário