segunda-feira, 23 de junho de 2014

Hanseníase


       A Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença contagiosa de grande impacto em saúde pública. Ela á causada por uma bactéria da família da bactéria da tuberculose, o Mycobacterium leprae que ataca, principalmente, pele e o sistema nervoso. Os sintomas principais são:
·          Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
·          Área de pele seca e com falta de suor;
·          Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;
·          Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;
·         Sensação de formigamento (parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.
·         Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.
·         Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
·         Úlceras de pernas e pés.
·         Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
·         Febre, edemas e dor nas juntas.
·         Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz;
·         Ressecamento nos olhos;
·         Mal estar geral, emagrecimento;
·         Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas
Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.
            O contágio se dá quando uma pessoa infectada e não tratada elimina o bacilo pelas vias respiratórias e assim contagia, para que outro fique doente é necessário que haja susceptibilidade, ou seja, nem todos os infectados adoecerão. Importante ressaltar que a doença NÃO se transmite por contato íntimo, copos e talheres, relação sexual, assentos, sanitários e outras formas de contato.

            O tratamento se faz com antibióticos específicos, ambulatorialmente (não precisa internar) e cura. Rapidamente após o início do tratamento o paciente deixa de ser infectante. Quando não tratada adequadamente a hanseníase pode causar deformidades físicas incapacitantes, aparecendo os estigmas dos “leprosos” vistos mais antigamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário