sábado, 10 de setembro de 2016

Conhece a Resistência a Insulina?


O organismo de pessoas com diabetes tipo 2 (as que não precisam usar insulina), das chamas pré-diabéticas (que tem glicose mais alta mas não o suficiente para serem classificadas com diabéticas) e até de alguns pacientes diabéticos do tipo I (que tem de usar insulina) travam uma silenciosa guerra contra a insulina. Essa guerra é chamada de resistência a insulina.
            Nas pessoas sem diabetes ou resistência a insulina, após a ingestão de uma refeição comum, os níveis de glicose no sangue sobem na medida que os carboidratos ingeridas vão sendo absorvidos na circulação, isso provoca uma resposta pancreática que aumenta a produção de insulina e esta vai provocar a captação dessa glicose pelos tecidos para produção de energia e especialmente no tecido gorduroso, nos músculos e no fígado. Os níveis de glicose começam a cair, a produção de insulina vai diminuindo e a glicose volta aos níveis baixos. Nos indivíduos com resistência a insulina, a insulina produzida não consegue exercer seu papel adequadamente resultando então que o pâncreas é obrigado a produzir quantidades muito maiores de insulina para obter o mesmo efeito. Na medida que a resistência a insulina aumenta, o pâncreas pode não mais conseguir produzir insulina suficiente para controlar os níveis de glicose, aparecendo assim a intolerância a glicose e por fim o diabetes tipo II.
            O que leva a resistência a insulina? Não está completamente claro porém já sabemos que o excesso de peso (especialmente a gordura abdominal), o sedentarismo, a idade e fatores genéticos são fortes contribuintes para tornar o organismo resistente a insulina.

            E como combatê-la?
            Exercícios físicos podem dramaticamente reduzir a resistência a insulina, a atividade muscular aumenta a absorção de glicose pelos músculos por mecanismos independentes da insulina, a redução da ingesta de carboidratos rápidos (aqueles de rápida absorção e que levam a picos altos de insulina), a perda de peso de uma forma geral  e, se necessário, o uso de medicamentos podem combater a resistência a insulina. Os paciente submetidos a cirurgia para tratamento de obesidade mostram grande redução na resistência a insulina na medida que vão perdendo peso, se alimentando de forma saudável e vão para a atividade física, podendo inclusive se verem livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário