sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Você é Aderente ao Seu Tratamento?

Você é aderente ao tratamento?
Muito se fala sobre isso, sobre a importância do paciente ser aderente ao tratamento médico. Afinal, o que é ser aderente?
Ter aderência é o paciente cumprir, dentro dos prazos determinados pelo médico, a programação terapêutica, reavaliações, exames solicitados, etc.
E de que depende a aderência terapêutica?
Depende dos dois lados. O médico precisa cada vez mais entender que, para muitas coisas, existem empecilhos de ordem prática (sócio-econômicas, locomoção), de ordem emocional que podem atrapalhar essa ou aquela programação. O médico tem de estar atento à comunicação, o quanto foi claro nas suas recomendações, o quanto o paciente ou responsável por ele (a) compreendeu daquilo tudo.
Quanto ao paciente, tem de primeiro lugar estar confiando no médico, ter em mente que toda e qualquer recomendação que vá sacrificar algo que o paciente tenha prazer em fazer ou que vá demandar algum trabalho e esforço, foi feita apenas para o sucesso terapêutico, não por qualquer outro motivo. Além disso, o paciente tem de ter em mente se compreendeu tudo. Você sabe o motivo de cada coisa recomendada? Você sabe quais são os riscos caso não cumpra a recomendação? Você sabe exatamente qual o seu diagnóstico e o que está sendo tratado? Você tem acesso ao seu médico fora do horário da consulta caso haja dúvidas ou imprevistos?
Ter ciência dessas coisas facilita a adesão ao tratamento, quem sabe o que faz e o motivo de fazer, faz com mais confiança.

Converse com seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário