domingo, 13 de novembro de 2016

Marcapasso


Recentemente um diagnóstico motivou uma indicação numa paciente relativamente jovem para implante de um marcapasso. Isso normalmente gera uma certa comoção entre o paciente e seus familiares então resolvi falar um pouco aqui sobre isso: o que é um marcapasso cardíaco?
Todos nós temos uma área no coração que é responsável pela geração do estímulo que ativa o músculo cardíaco e que faz com que ele contraia (bata) na freqüência exigida a cada momento. Dessa forma, em repouso ele está mais devagar, se tomamos um susto ou fazemos um esforço físico, ele se acelera. Pois bem, em algumas pessoas, às vezes causado por problemas estruturais do coração ou podendo ser apenas por falha das células responsáveis pela geração ou transmissão desse estímulo, esse mecanismo falha e o coração não bate mais numa frequência suficiente para atender às necessidades do organismo e então algo precisa ser feito para corrigir isso. Medicações, doença coronariana, intoxicações podem causar isso e são causas tratáveis e reversíveis porém, muitas vezes, não tem como reverter e então é necessário o implante do marcapasso. A
cirurgia em si é simples pois o aparelho em fica no embaixo da pele no tórax e, através de uma veia, os cabos com os eletrodos vão até dentro do coração. Ou seja, não abre o peito para implantá-lo. Após o implante, normalmente o paciente tem um grande ganho de qualidade de vida. O coração bate numa freqüência adequada, as quedas acentuadas que podem causar desmaios e descompensações clínicas deixam de acontecer e medicações que causam queda da freqüência cardíaca podem, se necessárias, ser prescritas sem sustos. Cuidados devem ser tomados com campos magnéticos como aparelhos de ressonância magnética e, em caso de necessidade de submeter-se a cirurgia, o uso do bisturi elétrico dependendo da localização da cirurgia pode exigir uma reprogramação do marcapasso.
Ter de implantar um marcapasso não é o fim do mundo, normalmente é um reinício de uma vida com mais qualidade.
Vivam com saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário