terça-feira, 1 de novembro de 2016

Não Confie em Sintomas


Não confie nos sintomas ou na ausência deles.
Infarto nem sempre dá dor no peito! Esta pode ser no ombro, no braço, no pescoço, na mandíbula, nas costas e pode até não existir. Pode ser um desconforto ou apenas um cansaço ou falta de ar sem sensação de dor.
Muitos relatos de infartos com sintomas frustros, leves ou até ausentes que só de descobre em exames depois e aparece lá num eletrocardiograma ou num ecocardiograma que o paciente já teve infarto "silencioso" que passou desapercebido.
Os diabéticos são especialmente afeitos a apresentar tais modalidades e os sinais e sintomas devem ser avaliados com ainda mais critério nesse grupo. 
Idosos também são frequentemente vitimados por infartos sem que hajam sintomas dramáticos.
Aliás, em qualquer população, aquela cena clássica de novelas ou filmes em que o paciente coloca a mão no peito, sente uma dor lancinante e cai desfalecido acontece numa porção muito pequena das pessoas que sofrem um infarto do miocárdio.
Fiquem atento aos fatores de risco: hipertensão, diabetes, idade, sedentarismo, colesterol elevado, tabagismo, quem tem história na família de pessoas que sofreram infarto e cuidem-se.
Vivam com saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário