quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hepatites 3


     Hoje falaremos sobre a hepatite C, tipo de hepatite viral transmitida pelo vírus que é a mais séria das hepatites. Não existe vacina para hepatite C e ela dificilmente é autolimitada. Existem medicamentos porém, além de não existir garantia de cura, os efeitos colaterais são problemáticos.
            A hepatite C é transmitida através de sangue contaminado, a mãe pode transmitir ao filho durante o parto e também, embora menos comum,  pode ser transmitida por via sexual. A doença pode permanecer silenciosa por muitos anos, inclusive durante toda a vida, sendo a única evidência da existência dela um exame laboratorial que detecta a presença do vírus.
            Assim como a hepatite B, a hepatite C também está relacionada à insuficiência hepática, cirrose hepática e câncer de fígado. Os sintomas não diferem muito das outras hepatites, mas uma porcentagem maior de pacientes com hepatite C tem complicações e o tratamento é mais difícil.
            Para a prevenção, como dito, não existe vacina, o principal foco é evitar compartilhar agulhas, todo o cuidado na esterilização de instrumentos perfuro-cortantes usados em dentistas, manicures e outras profissões, evitar a multiplicidade de parceiros sexuais e uso de preservativo.
             Se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário