quinta-feira, 27 de junho de 2013

Precisamos de médicos de fora?

     
     Tenho optado por manter este blog com assuntos exclusivamente médicos e científicos, porém , ante a atitude do governo de contratar médicos estrangeiros para suprir a "falta de médicos" no Brasil, ficou difícil ficar calado. O Brasil não tem carência de médicos, pelo contrário, existe inclusive um excesso de faculdades de medicina, porém o que faltam  condições que atraiam médicos para trabalhar nos lugares mais afastados.
            Não adianta oferecer um salário maior para o médico ir para um interior para ele trabalhar sem condições, num tempo de imensa judicialização da medicina, onde por qualquer coisa se processa, como querer que um médico vá para onde ele não terá condições de exercer adequadamente sua profissão?
            Eu já passei por isso, motivado por um salário atraente, fui ver uma proposta numa cidade no interior de Minas Gerais, bem distante, cidade pequenina e agradável porém eu seria o ÚNICO médico da cidade. Não existiam outros especialistas, exames, nada! Toda e qualquer emergência seria comigo, não importa se uma criança, uma parto complicado, uma emergência cirúrgica, não importa. Como trabalhar dessa forma??  Como de praxe, quando o sistema de saúde não funciona, é mais fácil e mais interessante para o governo culpar pessoas  e os médicos estão na linha de frente como bois de piranha para proteger a inoperância do serviço público.
            O país está sendo sacudido por manifestações justas (passagens, corrupção, PEC 37, saúde e educação, transporte, etc) e só podemos raciocinar que com o dinheiro gasto para construir tantos estádios, arenas, obras, a saúde e a educação teriam grande benefício. Deixo claro que não tenho nada contra os médicos cubanos, são colegas de profissão, mas o motivo de contratação deles é torpe. Mesmo que sejam magníficos médicos, sem um sistema de saúde funcionante por trás, sua capacidade técnica se perde na incapacidade de realizar um exame, uma cirurgia ou um parecer de um especialista.
            Um bom dia a todos.

4 comentários:

  1. Muito bem Dr. Alex! Quem faz milagre é DEUS! É um absurdo o que se gasta neste país com obras desnecessárias, agora, que o povo está exigindo mudanças eles (os que governam) estão tomando medidas estapafúrdias para tentar "tapar buracos". Élcio Santiago.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Doutor Alex, o problema não está nos médicos brasileiros e sim na forma que o Brasil está sendo governado.
    Excelente colocação do senhor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Alex, fico feliz que você tenha aberto um espaço para comentar a posição do governo em classificar a contratação de médicos estrangeiros ( sem revalidação do diploma), como uma medida pra melhorar a saúde.
    É preciso unir nossas vozes para denunciar esse governo que tenta mascarar as mazelas do sistema de saúde, resultante de anos de descaso e corrupção e jogar a culpa nos médicos brasileiros.

    ResponderExcluir