sexta-feira, 21 de junho de 2013

Síndrome Metabólica


        Já falamos em textos anteriores sobre hipertensão, diabetes, obesidade e seus riscos à saúde principalmente no que diz respeito ao coração. E o que dizer quando estes fatores se reúnem num único indivíduo? Esse é o problema de quem tem a chamada SÍNDROME METABÓLICA.
            Desordem mista do metabolismo, para uma pessoa ser classificada como portadora de síndrome metabólica ela tem de ter: elevação da pressão arterial, elevação da glicose, elevação dos triglicerídeos e redução do colesterol tipo HDL (o bom colesterol) e acúmulo de gordura abdominal. Se tais fatores, isoladamente, já aumentam significantemente o risco de doenças cardiovasculares, quando eles se associam o risco aumenta exponencialmente.
            Por essa associação, o paciente que é definido como "paciente metabólico" deve ter cuidados extras com sua saúde para conseguir fugir da estatística desfavorável de hipertensão, diabetes, doenças vasculares, infartos e AVCs que a síndrome metabólica impõe. Para tanto o ideal é que entrem em cena o atendimento multiprofissional, incluindo cardiologista, endocrinologista, nutricionista e educador físico. Sempre em acordo e com boa comunicação entre eles para que as condutas venham sempre embasadas para o maior benefício possível para o paciente.
            É impossível tratar a síndrome metabólica somente com remédio, a mudança de hábitos de vida através de uma alimentação mais saudável e de atividade física são fatores primordiais. E, fazendo tudo certo, temos grande chance de conseguir controlar esses fatores de risco.

3 comentários:

  1. Alex, olá!

    Existe alguma contra-indicação em usar por muito tempo um mesmo remedio para controle de colesterol, que este venha a afetar o coração?

    Obrigada,
    Sissym
    Blogzoom
    A Verdade é Cruel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe não, apenas se houver intolerância ao remédio. E não, ele não faz mal ao coração.
      O uso é contínuo e os paciente costumam usar pela vida toda sem problemas.
      Quando existem problemas eles normalmente estão relacionados ao fígado ou aos músculos e são reversíveis com a suspensão da droga.

      Excluir
    2. Alex, muito obrigada por me informar.

      Bjs

      Excluir