terça-feira, 29 de julho de 2014

Coração partido existe? Uma desilusão pode fazer mal ao coração?


           Um grande estresse, uma emoção forte ou uma desilusão pode fazer mal ao coração? Causar danos físicos ao órgão? A resposta é sim. Existe uma forma de acometimento agudo do coração conhecida com síndrome de Takotsubo ou cardiopatia induzida por estresse ou síndrome do coração partido. O nome japonês refere a um vaso de pesca de polvos que tem uma forma semelhante ao que o coração adquire durante o problema.
            É uma síndrome que tem manifestações clínicas que se assemelham muito a um infarto do miocárdio inclusive com alterações estruturais detectáveis podendo cursar inclusive com gravidade. As diferenças consistem na reversibilidade da Takotsubo e na ausência de doença coronariana obstrutiva. Ou seja, é mais ou menos como se a pessoa tivesse um infarto reversível sem morte de células cardíacas e sem nenhuma artéria obstruída que justifique o quadro.

            Acomete muito mais mulheres do que homens, o quadro se inicia habitualmente com sintomas como dores no peito, falta de ar, desmaios, podendo apresentar sintomas graves como edema pulmonar e choque por falência do coração.   O cateterismo é importante para o diagnóstico por descartar a doença obstrutiva das coronárias como responsável pelo quadro e, após tratamento de suporte, comumente ocorre a reversão completa do quadro em algumas semanas voltando o paciente a ter um coração estruturalmente e funcionalmente normal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário