quinta-feira, 17 de julho de 2014

Febre Maculosa

            Os noticiários estão veiculando um aumento da incidência de uma doença que até então a maioria das pessoas daqui jamais tinha ouvido falar:a FEBRE MACULOSA.
            Essa doença é causada por uma bactéria do gênero ricketsia e é transmitida por um carrapato muito comum aqui no Brasil que é o carrapato estrela (ou carrapato de cavalo). Esse carrapato infesta os animais domésticos comuns e alguns selvagens como capivara, gambás, coelhos, tatus e cobras. A bactéria fica na saliva do carrapato e, quando ele pica o ser humano, a inocula na circulação.
            Após a picada a pessoa pode ficar de 2 a 14 dias sem sintomas e então a doença aparece. Os sintomas podem ser muito fracos ou inexistentes nos casos leves (o que dificulta o diagnóstico) ou serem intensos e graves. A febre pode ser alta, aparecerem manchas na pele (máculas – daí o nome da doença) que aparecem róseas, normalmente nos punhos e tornozelos mas que depois progridem, ficam elevadas, arroxeadas e podem descamar depois. O local da picada do carrapato pode ficar necrótico como se fosse uma picada de aranha. A  doença pode evoluir para cura espontânea após 3 semanas porém nos casos mais graves pode ocorrer necrose dos dedos, extremidades, genitais e o óbito pode ocorrer. Importante ressaltar que a doença não passa de ser humano para ser humano diretamente, SEMPRE precisa do carrapato.
            O diagnóstico pode ser difícil pois se confunde com outras doenças infecciosas que causam manchas na pele e os sintomas podem ser muito tênues e o tratamento nos casos leves constitui somente de medicação sintomática. Nos casos mais sérios, um suporte internado e antibióticos específicos devem ser empregados. A mortalidade pode chegar a 20% nos casos mais graves.
            A prevenção visa evitar o contato com o carrapato. Uso de calças compridas, botas, usar carrapaticidas nos animais domésticos e criações e vistoriar o corpo frequentemente caso tenha de entrar em contato com ambiente e animais silvestres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário