segunda-feira, 7 de julho de 2014

Febre Chicungunha - Nova ameça?


         Não é de hoje que o Brasil se preocupa com o combate ao mosquito Aedes aegypti pela epidemia de dengue que assola o país ano após ano e também não é de hoje que sabemos que estamos longe de ganhar esta guerra. O que não é muito divulgado é que esse mesmo mosquito é o transmissor de outras doenças como a febre amarela e, mais recentemente, uma doença que até pouco só ocorria na África: a febre Chicungunha.
            Foram detectados casos no Rio de Janeiro em 2014 em soldados provenientes do Haiti e viajores proveniente da África. O estado de alerta vale pois já que temos o mosquito transmissor em abundância só faltaria pessoas doentes para começar a transmissão em massa.

            Os sintomas da febre Chicungunha são semelhantes a de qualquer virose inespecífica inclusive a dengue. Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, manchas vermelhas na pele e marcadamente com dores articulares. A  doença é de curso auto-limitado, de pequena mortalidade que acontece principalmente em bebês porém, diferente da dengue, existe uma forma crônica, com sintomas que duram de 6 meses a 1 ano, que deixam seqüelas articulares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário