segunda-feira, 1 de julho de 2013

Divertículos e Diverticulite


Os divertículos intestinais são pequenas bolsas que aparecem na parede do intestino (normalmente no intestino grosso) que fazem protuberância para fora do intestino. Quanto mais idade, mais comum a presença de divertículos no intestino e podem estar associados a dor abdominal e alterações do trânsito intestinal principalmente constipação (prisão de ventre).
A presença de divertículos está associado a uma dieta pobre em fibras e , quando sintomáticos, uma alteração alimentar pode ser suficiente para melhorar os sintomas. Para tanto o auxílio de um profissional nutricionista deve ser solicitado. Os problemas aparecem quando, possivelmente devido a acúmulo de material fecal dentro dos divertículos e/ou oclusão de sua abertura por sementes ingeridas, o divertículo infecta e inflama causando a diverticulite. O que é um problema muitas vezes silencioso se transforma numa infecção aguda, severa que necessita, muitas vezes , internação para tratamento e antibioticoterapia  venosa dependendo do estado do paciente. Sempre lembrando que a maioria acometida é de idosos.
            A diverticulite não complicada é tratada com antibióticos e uma dieta bem direcionada porém, havendo perfuração o tratamento passa a ser cirúrgico e se configura uma emergência médica.
         Devemos estar sempre atentos a idosos com dores abdominais (principalmente à esquerda) quanto a possibilidade de diverticulite  e devemos tratar com rapidez. O diagnóstico da doença diverticular  é feito muitas vezes acidentalmente pela colonoscopia feita para pesquisa de câncer de cólon e da diverticulite é confirmado através de imagem abdominal predominantemente tomografia.

            Fiquem atentos, um abraço!

Um comentário:

  1. Ótimo texto!!!

    E normalmente as dietas são pobres em fibras, as pessoas ainda são resistentes!

    Um Abraço!!! =)

    ResponderExcluir