quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reabilitação Cardíaca - Existe vida após o infarto!



            Com o objetivo de promover o retorno à vida ativa e de prevenção de problemas futuros a reabilitação cardíaca tem se mostrado arma eficaz para a qualidade de vida após um problema cardíaco diagnosticado e tratado como possível.
            A equipe é formada por especialistas (cardiologistas, medicina do esforço, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.) e visa , além do tratamento, promover junto com a atividade física orientada, educar o paciente para um estilo de vida mais saudável, como conviver bem com seu problema cardíaco e mostrar que, mesmo com a  problema, a vida não acabou.
            O impacto de um diagnóstico de um problema cardíaco pode ser mais devastador para o psicológico do que para a saúde física do paciente em si, principalmente quando este diagnóstico vem acompanhado de algum procedimento como cirurgias cardíacas, cateterismos e angioplastias. O paciente assume um estado de doença estabelecido e acha que a partir dali será um inutilizado para a vida ou sai com muito medo de voltar e ter o mesmo problema e não conseguir sobreviver. Neste perfil, um programa de reabilitação cardíaca promove, além dos benefícios físicos já amplamente comprovados (para se ter uma ideia, a atividade física dirigida pode promover a formação de novos vasos naqueles cujas artérias estão obstruídas, pode melhorar o desempenho do músculo cardíaco naqueles que estão com o coração fraco, melhora a utilização do oxigênio pelas células, reduz a pressão arterial,  reduz as taxas de glicose e colesterol), uma reabilitação psicológica muito importante. Um paciente que sobreviveu a um infarto, a uma cirurgia cardíaca, a uma troca de válvula, se vê andando ou correndo numa esteira, levantando pesos, socializando com outros e vivendo de uma forma normal ou muito próxima daqueles que nunca tiveram tais problemas.
            É muito importante que tanto o paciente  e tanto o médico tenham esta consciência de que um programa de reabilitação cardíaca faz a diferença na vida de uma paciente, que exercício não é só para jovens e saudáveis e que problema cardíaco não é sentença de morte.

            Fale com seu médico!

6 comentários:

  1. É animador saber disto! Passei seu texto para um amigo de 48 anos, recentemente infartado e muito abalado com o fato, tenho certeza de que vai lhe fazer bem e buscar as soluções. Um abraço.
    Élcio Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Élcio! Faz parte do tratamento essa reabilitação.
      Tenho certeza que fará muito bem.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Passei por alguns médicos e tive a sorte de um mês após meu infarto cair nas mãos de um médico extremamente competente.
    É um momento muito delicado na nossa vida quando ficamos doentes e ter ao nosso lado um médico atencioso e dedicado é um privilégio.
    Fui encaminhada na minha primeira consulta para a reabilitação.
    O tratamento multidisciplinar fez a diferença na minha vida!
    Fico feliz de saber que existem médicos como você! Parabéns pelo trabalho que você realiza junto aos seus pacientes! Sou uma felizarda em ter você como meu médico!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu Blog !

    ResponderExcluir