segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Endocardite Infecciosa - Infecção no Coração


            Endocardite infecciosa é um infecção muito séria que acomete o endocárdio que é a membrana que faz o revestimento interno do coração e das válvulas cardíacas. Em sua forma mais comum, a endocardite bacteriana, bactérias caem na circulação e vão aderir nas estruturas cardíacas internas causando a infecção.
            Acomete principalmente:

·         Portadores de válvulas cardíacas com defeitos;
·         Portadores de válculas cardíacas artificiais;
·         Defeitos cardíacos congênitos
·         Usuários de drogas ilícitas injetáves
·   Portadores de cateteres venosos profundos de longa permanência.

Os sintomas incluem febre prolongada, aparecimento ou mudança de sopro cardíaco, podem aparecer manchas avermelhadas na pele, perda de peso,  inchaços nas pernas e etc. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e cardiológicos  e o tratamento deve ser feito com antibióticos venosos que devem ser iniciados o quanto antes. O tratamento é relativamente longo e o paciente também tem uma internação prolongada. Em alguns casos, a cirurgia de troca valvar ou de uma prótese danificada pela endocardite é necessária.
Outra complicação comum de endocardite é a chamada embolização séptica,  ou seja, na área acometida, tem-se uma colônia de bactérias que formam um aglomerado chamado de vegetação bacteriana e essa vegetação pode soltar pedaços cheios de bactérias que vão causar embolia séptica em outras áreas do corpo.

É de suma importância que  os portadores de válvulas cardíacas artificiais ou com defeitos congênitos ou não, saibam da importância ,  por exemplo, de fazer uso de antibiótico para prevenção de endocardite infecciosa quando for fazer um procedimento dentário. Quando se tem fatores predisponentes para endocardite infecciosa é de suma importância manter uma boa saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário