quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pancreatite - você conhece?

                  O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago e muito perto da primeira porção do intestino delgado. Tem uma função mista, atuando tanto na digestão dos alimentos com o suco pancreático liberado no intestino  tanto no controle dos níveis de glicose no sangue com a secreção de insulina e glucagon no sangue. 
            A pancreatite é a inflamação do pâncreas causado, normalmente, pela ativação das enzimas digestivas pancreáticas ainda dentro do pâncreas. Ela pode ser aguda ou crônica e as duas formas são sérias e com potencial grande para complicar.
            A pancreatite aguda é de início súbito e com cura completa normalmente após alguns dias de tratamento. A causa mais comum são cálculos da vesícula que migram e vão obstruir o ducto de saída do pâncreas. O sintoma mais comum é a dor abdominal , usualmente de forte intensidade,  náuseas e vômitos. O tratamento inclui uma dieta rigorosa, hidratação venosa e , por vezes, antibióticos. A internação hospitalar é mandatória.

            A pancreatite crônica não cura, vai piorando ao longo dos anos e deixa dano permanente. A causa mais comum é o alcoolismo mas também pode ser causada por fibrose cística, altos níveis de triglicerídeos  ou cálcio no sangue além de doenças autoimunes. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, perda de peso, fezes gordurosas. O tratamento das crises incluem internação, dias de dieta muito restrita, hidratação venosa e, depois disso, o paciente pode ter de tomar enzimas, uma dieta bastante específica e é de suma importância que pare de beber e fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário