sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Glaucoma


            Glaucoma engloba um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico e, se não tratados, pode levar a cegueira permanente. Ele acontece quando a pressão do líquido existente dentro do globo ocular aumenta e, progressivamente, comprimindo a estruturas podendo causar lesão permanente e a perda definitiva da visão.
            Existem alguns tipos diferentes de glaucoma:

·         Glaucoma de ângulo aberto: forma mais comum, é crônico e tem um longo período sem sintomas até causar perda progressiva da visão. Normalmente é causado por obstrução a drenagem do líquido existente intraocular;
·         Glaucoma de ângulo fechado: caracterizado por um aumento súbito da pressão intraocular, essa forma é considerada uma emergência oftalmológica e deve ser tratado rapidamento pois, em pouco tempo, pode causar dano irreversível.

Existem ainda os mais raros  glaucoma congênito e o glaucoma secundário. Esse último pode acontecer secundariamente a cirurgias oftalmológicas, catarata avançada, lesões oculares, etc.
Os casos mais comuns, de ângulo aberto, normalmente não tem sintomas por um longo período, se não diagnosticado e tratado, o sintoma mais comum é a perda progressiva de visão periférica (campo visual), culminando uma visão "em túnel" e , posteriormente, à cegueira. A crise de ângulo fechado é mais súbita, envolve dor ocular, aparecimento de halos brilhantes e perda aguda da acuidade visual.

     O diagnóstico é feito pelo oftalmologista e de exames como a medida da pressão intraocular, do exame de campo visual, entre outros. O tratamento envolve medicamentos (normalmente colírios) e cirurgias e devem ser avaliados caso a caso pelo oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário