quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Meningites


            Ao redor do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) nós temos membranas que recobrem chamadas meninges. Essas membranas podem ser alvo de infecções severas chamadas meningites.
            Podem ser virais, bacterianas ou fúngicas, sendo as primeiras as mais comuns e também mais benignas em seus curso. As bacterianas costumam ser mais severas, apresentam sintomas de maior gravidade e requerem tratamento mais intensivo com antibióticos. Destaca-se as meningites pneumocócica e a meningocócica. As fúngicas são praticamente restritas a pacientes portadores com comprometimento do sistema imunológico.
            O contágio se dá por aspiração dos micro-organismos através da boca ou do nariz e depende que els consigam se alojar nas meninges para assim causar a infecção. O diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais incluindo aí a análise do líquido que envolve o sistema nervoso central chamado líquor que é coletado através de uma punção na região lombar do paciente.
            Os sintomas mais comuns de meningite são: febre alta, dor e rigidez na região da nuca, pode haver torpor e/ou desorientação principalmente quando existe encefalite associada, porém em populações especiais como idosos e imunocomprometidos os sintomas podem ser menos intensos e a doença mais grave. A meningite meningocócica normalmente cursa de forma mais grave e aguda, pode ser fulminante e fatal. Além dos sinais clássicos descritos acima, podem aparecer também pontos avermelhados espalhados pelo corpo (petéquias) e pode haver mudança na coloração da pele.
            Vale ressaltar que em casos de meningite bacteriana (principalmente a meningocócica) os contactantes íntimos do paciente, aqueles que ficaram muito tempo no mesmo ambiente fechado e profissionais de saúde que manipularam vias aéreas desses pacientes, devem receber antibióticos como profilaxia (prevenção) para não sofrerem o contágio. Existem vacinas contra alguns tipos de meningite bacteriana como a meningocócica.

            Fale com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário