quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vitamina C

              A vitamina C , também conhecida como ácido ascórbico, é uma importante vitamina que algumas funções em nosso organismo. É amplamente ingerida ao redor do mundo sob a forma de suplementos e hoje falarei um pouco sobre ela.
            A vitamina C é antioxidante, com isso ela funciona como prevenção para danos celulares e nos processos de cicatrização. Também tem função no sistema imune e ajuda na absorção de ferro pelo nosso organismo. A suplementação de vitamina C raramente é necessária em pessoas com alimentação normal e algumas condições onde se requerem quantidades maiores incluem:
·         Gravidez e amamentação
·         Fumantes
·         Recuperação de cirurgia
·         Vítimas de queimaduras
A vitamina C é encontrada em frutas frescas, principalmente as cítricas (limão, laranja, etc), pimentões verdes e vermelhos, tomates, brócolis, etc. e os suplementos normalmente vem na dose de 500mg ou de 1g. É importante salientar que essas doses já são bem acima das necessidades diárias de vitamina C mesmo nas situações de maior necessidade. E que doses diárias acima disso podem trazer problemas como náuseas, diarreia, aparecimento de cálculos urinários e dor de cabeça.
    Outro fato importante é que a vitamina C é facilmente destruída no preparo ou armazenamento dos alimentos, então algumas dicas são comer frutas frescas e cortá-las na hora de comer e cozinhar alimentos ricos em vitamina C o mais rápido e com menos água possível para evitar sua degradação.
     Antes de qualquer suplementação vitamínica, veja com um médico e/ou nutricionista se isso é necessário e se não existem condições que a suplementação possa ser prejudicial (ex: paciente com histórico de cálculo renal deve evitar suplementar vitamina C). Ao contrário do que se acredita, a vitamina C não previne gripes e resfriados porém alguns trabalhos mostram uma recuperação mais rápida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário