terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TUBERCULOSE

            Doença que assolou o Brasil no final do século XIX e início do século XX, a tuberculose ainda apresenta números alarmantes no nosso país. Extremamente contagiosa, a tuberculose tem sua disseminação associada a aglomerações e a condições de subdesenvolvimento.
            Ela é causada por uma bactéria, a chamada Mycobacterium tuberculosis (conhecida antigamente como bacilo de Koch) e é transmitida através de pessoa para pessoa através da tosse, espirros ou simples fala com eliminação de perdigotos (gotículas de saliva com secreção). A instalação mais comum é no pulmão porém a tuberculose pode atingir muitos outros órgãos. Mais comumente, a tuberculose causa tosse persistente, febre, suores noturnos, perda de peso, fraqueza, eliminação de secreção sanguinolenta na secreção e deve ser tratada adequadamente, um tratamento prolongado que pode durar de 6 a 9 meses dependendo das condições do pacientes.
            Com a pandemia de HIV, a tuberculose também cresceu em número de casos e em gravidade, devido ao comprometimento imunológico desses pacientes. O tratamento é feito com agentes específicos que são fornecidos, aqui no Brasil, pelo ministério da saúde. É uma doença de notificação compulsória e o tratamento é obrigatoriamente realizado pelo governo, mesmo que o paciente esteja numa instituição privada.
            Se tratada adequadamente, em cerca de 1 mês o paciente apresenta melhora significativa e deixa de ser contagioso para seus contactantes, porém é importante que o tratamento seja realizado até o final (6 a 9 meses) pois existe o risco de recidiva. Existe a vacina (BCG) dada ainda bebê que não confere proteção total, mas reduz o risco de tuberculose em cerca de 50%.

            A história clínica, exames laboratoriais, testes cutâneos e exames radiológicos são as armas para o seu correto diagnóstico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário