quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Esclerose Lateral Amiotrófica

            Ontem tive a notícia ruim que um colega que acompanhava uma paciente junto comigo teve de parar de trabalhar por uma doença grave e extremamente debilitante chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA. É uma doença do sistema nervoso central, progressiva que vai acometendo a transmissão nervosa do cérebro para nossa musculatura voluntária (músculos que movimentamos voluntariamente como nossos braços e pernas).
            O principal sintoma da ELA é a fraqueza  e atrofia muscular, espasmos e, com a progressão, pode atingir a musculatura responsável pela respiração causando falência respiratória. Além disso, podem existir engasgos, salivação, gagueira, cabeça caída, etc. Ela acomete amis homens e o quadro mais comumente se inicia entre os 40 e 50 anos de idade.
            As causas da ELA são desconhecidas, embora existam casos que sejam familiares, a maioria dos casos não tem relações genéticas. A cura ainda não existe, existem medicações que aliviam parte dos sintomas porém não conseguem interferir na progressão da doença. Fisioterapia e nutrição tem importante papel pois o paciente tem óbvias dificuldades motoras e alimentares.
            Para o diagnóstico, além da história clínica e exame físico, podem ser feitos:
·         Exames laboratoriais;
·         Tomografia ou ressonância magnética para afastar outras possíveis causas para o quadro neurológico;
·         Teste genético em caso outros casos de ELA na famíoia
·         Punção lombar

A doença é progressiva e o óbito vem normalmente por complicações respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário