quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hérnia de Disco


         A coluna vertebral é formada por ossos empilhados em cadeia chamados de vértebras, entre esses ossos existem os discos intervertebrais que servem para acolchoar as vértebras, amortecendo os impactos. No interior desses discos existe uma substância gelatinosa responsável por esse acolchoamento.
            Em algumas pessoas, acontece uma fissura ou degeneração desses discos, fazendo com que haja um escape da substância gelatinosa, alcançando assim as raízes nervosas que saem da medula causando inflamação desses nervos. A isso chamamos de hérnia de disco.
            O principal sintoma é a dor que está relacionada ao segmento da coluna envolvido. Se é na coluna cervical (pescoço) a dor normalmente atinge o pescoço, ombros e pode ir para os braços. Se acontece na coluna torácica, a dor nas costas é o principal e se acontece na coluna lombar acontece a comum irradiação para os membros inferiores. Além disso pode acontecer fenômenos de sensibilidade como dormência, perda de sensibilidade e dificuldades de movimentação.
            Quem tem uma ou mais hérnias de disco sabe que dor acontece em crises, muitas vezes causada por uma posição, um esforço e o tratamento é feito com drogas analgésicas e anti-inflamatórias. O sobrepeso e a obesidade são grandes inimigos pela pressão que causam sobre a coluna. Nos casos mais sérios, existem procedimentos cirúrgicos que ajudam, mas só estão indicados em casos criteriosamente avaliados por um ortopedista ou neurocirurgião. O diagnóstico, além do quadro clínico, é confirmado por exames de imagem, principalmente a ressonância magnética.

            Cuidar bem da coluna desde cedo é importante, devemos manter cuidado com a postura, com o peso, manter uma musculatura da região cervical, dorsal e lombar bem trabalhada. Tudo isso ajuda bastante na prevenção. Para aqueles que tem profissões que envolvem pegar muito peso o uso de proteções para a coluna é de grande valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário