domingo, 28 de setembro de 2014

Anti-inflamatórios



           Medicações que são extremamente comuns com uso muito difundido, os anti-inflamatórios são tidas muitas vezes como medicações que podem ser usadas sem nenhum problema. Eles podem ser de dois tipos: os esteróides (já descritos aqui, ver: http://alexamorim73.blogspot.com.br/2013/09/corticosteroides.html ) e os não-esteróides que são os de uso mais comum. Hoje vou falar aqui sobre os não-esteróides e também de alguns riscos dessa classe de medicação.
            Para entender melhor, explicaremos de forma simplificada como essas medicações funcionam. Quando existe uma injúria (que pode ser física, química, biológica, imunológica, etc) o corpo produz algumas substâncias que promovem a inflamação e com isso os sintomas clássicos dela: dor, calor, vermelhidão, inchaço, febre, etc. Os anti-inflamatórios agem impedindo a produção dessas substâncias e, com isso, aliviando estes sintomas.
            Essas substâncias, porém, agem em outras partes do corpo em mecanismos que são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e o uso dos anti-inflamatórios pode prejudicar o funcionamento e com isso provocar problemas sérios. O mais comum e conhecido efeito colateral é a agressão gástrica, o uso dos anti-inflamatórios pode causar gastrite, agravar gastrite existente, provocar úlcera e sangramentos digestivos. Além disso, os rins podem sofrer com a administração prolongada e uma insuficiência renal pode aparecer. Na minha vida clínica já vi alguns hipertensos controladas terem suas pressões alteradas pelo uso de anti-inflamatórios e até pessoas que não são hipertensas terem suas pressões alteradas per essas drogas.

            É importante ressaltar que o uso curto normalmente não traz nenhum problema porém e, conforme o uso se prolonga, os efeitos colaterais vão aparecendo e a interrupção da medicação pode ser mandatória.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário