quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O impacto medido de uma vida saudável


             Estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology medindo o impacto de uma vida saudável (dieta, exercícios e controle de fatores de risco) na incidência de infartos do miocárdio em homens. Nesse estudo 20.761 homens foram acompanhados desde 2009 sendo esses homens com história de câncer, hipertensão, diabetes, doença cardiovascular e colesterol alto. Foram separados então pela adoção dos seguintes fatores de vida saudável: dieta saudável, não fumar, baixo consumo de álcool, atividade física regular e ausência de adiposidade abdominal (a gordura visceral explicada alguns textos atrás).



            Durante o acompanhamento acontecerem 1.361 casos de infartos do miocárdio e os resultados, variando entre os que adotaram de 0 aos 5 fatores de baixo risco, foram expressivos. Adotar o modo de vida saudável com os 5 fatores acima descritos, poderiam prevenir até 79% dos infartos na população estudada. Ou seja, 4 de cada 5 infartos poderiam ser prevenidos com uma vida mais saudável apenas.



            Lembrando que o infarto do miocárdio é a maior causa de morte não traumática no mundo e que, mesmo que não causa a morte, é responsável por grande parte de perda de qualidade de vida, de população ativa e produtiva. Pesa na saúde, pesa no bolso, pesa no orçamento dos governos pela quantidade de pessoas que saem da vida profissional e passam a viver de aposentadorias.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário