domingo, 21 de setembro de 2014

Vitamina E





Vitamina que tem despertado grande interesse ultimamente, a vitamina E é reconhecida como potente antioxidante e confere importante proteção contra as ações nocivas dos radicais livres de oxigênio. É isso mesmo, o mesmo oxigênio que é vital para nós, também é tóxico. Um exemplo claro está no nosso dia a dia, quando algo “enferruja” o que acontece é uma oxidação do metal. Ou seja, a reação do metal com o oxigênio que resulta em corrosão. Pois bem, os radicais livres de oxigênio são capazes de lesar nossas células, provocar envelhecimento e perda de função de células.
            A vitamina E é importante para o sistema imunológico, prevenção de trombose e estudos tem ligado a vitamina E a melhora do mal de Alzheimer e sua ação antioxidante é especialmente importante contra os radicais livres gerados pelo cigarro, poluição e radiação ultravioleta do sol.
            Porém nem tudo são flores, a reposição não indicada de vitamina E pode trazer efeitos colaterais indesejados como aumento da propensão a sangramentos principalmente se o paciente já faz uso de medicação anticoagulante. A maioria das pessoas ingere a quantidade suficiente de vitamina E na alimentação porém algumas doenças podem requerer suplementação como doenças hepáticas, fibrose cística e doença de Crohn.

Fontes de vitamina E:

Alimentos
Peso
Vitamina E
Óleo de gérmen de trigo
13,6 g
26 mg
Semente de girassol
33 g
17 mg
Avelã
68 g
16 mg
Óleo de girassol
13,6 g
7 mg
Amendoim
72 g
5 mg
Óleo de amêndoa
13,6 g
5 mg
Castanha-do-pará
70 g
5 mg
Amêndoa
78 g
4,3 mg
Pistache
64 g
3,3 mg

Recomendações diárias de vitamina E:





Nenhum comentário:

Postar um comentário