terça-feira, 18 de agosto de 2015

Você conhece a hipófise?


A hipófise é uma glândula que existe no nosso cérebro que tem uma importância incrível no nosso corpo. Ela é responsável pela produção de hormônios que regulam uma séria de funções no organismo.

 - GH (hormônio do crescimento)

 - TSH (hormônio estimulante da tireóide)

 - LH e FSH (hormônios que estimulam ovulação e produção de estrogênio nas mulheres e produção de esperma e espermatozóide nos homens e a produção de testosterona).

 - Prolactina – estimula produção de leite nas mulheres

 - ACTH – estimula supra-renal a produzir uma série de substâncias como cortisol e esteróides

 - ADH – hormônio anti-diurético, importantíssimo na regulação de água e sódio no organismo

 - Ocitocina – induz o trabalho de parto, promove ejeção de leite e pesquisas mostram que é o “hormônio do amor”.

            Com base nisso, podemos concluir que distúrbios da hipófise terão conseqüências sérias em praticamente todo o corpo. Hipofunção da hipófise pode levar a baixa produção de hormônios sexuais, baixa produção de hormônio do crescimento em crianças, baixa produção de hormônios da tireóide levando a uma série de problemas. Também existe o inverso, pode haver exagero na produção de um ou mais hormônios levando a hiperfunção de alguns sistemas que não são menos problemáticos. A hipófise muitas vezes é acometida por tumores que produzem hormônios em excesso e produzem distúrbios nem sempre facilmente diagnosticados.
            Além de tumores, neurocirurgias, problemas genéticos, acidentes vasculares cerebrais , traumas cranianos e alguns problemas podem causar distúrbios da hipófise. No caso de tumores, dependendo do tipo de tumor e do hormônio produzido, medicação e cirurgia são as opções terapêuticas. Reposição dos hormônios em falta ou bloqueadores de hormônios em excesso muitas vezes são requeridos.

            O diagnóstico dos distúrbios da tireóide são suspeitados quando existem alterações de crescimento ou puberdade em crianças e adolescentes, crescimento anormal em adultos, alterações sexuais e do ciclo menstrual em adultos, alterações de peso e massa corporal e são confirmados pelas dosagens hormonais e por imagens da hipósfise principalmente a ressonância magnética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário