sábado, 29 de agosto de 2015

Repor testosterona é seguro?

Muito se tem falado sobre a reposição de testosterona em homens com baixos níveis desse hormônio mas existe também uma preocupação sobre os possíveis malefícios que essa reposição pode trazer. O uso indevido da testosterona e seus derivados já é divulgado de longa data, lembrando que essa é uma das formas mais usadas de dopping entre atletas e também por fisiculturistas na busca de maior massa muscular. Os riscos dessas práticas já está bem estabelecido, lembrando que essas pessoas tem níveis normais de testosterona e não precisariam de reposição nenhuma.
E os homens com défcit de testosterona comprovado? A reposição pode trazer riscos? Algumas situações clínicas tem sido estudas com bons resultados em favor da reposição. A reposição de testosterona provoca preocupação em duas frentes principais: a próstata e o coração e os estudos mostram que a reposição de testosterona não provocou piora no prognóstico cardiológico do paciente e promoveu significativa melhora no perfil metabólico do paciente, ou seja, melhorou colesterol, glicose e aumentou o vigor e a eficácia dos exercícios favorecendo emagrecimento e perda da gordura visceral.
Na próstata a preocupação é mais complexa, vem do câncer de próstata. A próstata é um órgão sensível ao hormônio e bloquear a ação da testosterona é uma das formas conhecidas e consagradas de tratamento do câncer de próstata. O que é determinado hoje é que a próstata tem de ser muito bem avaliada antes de se iniciar a reposição esta só deve ser iniciada caso esta esteja normal ou com autorização expressa do urologista. Após o início da reposição as avaliações da próstata tem de ser rotineiras, usando a dosagem do PSA e o toque prostástico. Outros exames podem ser solicitados pelo urologista caso julgue necessário.

O que tiramos disso é que a reposição de testosterona mostra que é segura, eficaz e que pode ser feita sem sustos desde que sejam tomadas as medidas de cuidado necessárias. De forma nenhuma deve ser utilizada por quem não tem défcit comprovado e quando se atinge níveis acima do normal os problemas começam a aparecer. Problemas cardíacos, hepáticos, metabólicos e pode representar grande risco pro indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário