quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Toma remédio para "afinar o sangue"?

             Comumente nos atendimentos ouvimos de pacientes a frase: “eu tomo o AAS (aspirina, AAS, melhoral infantil, somalgim, cardioaas, etc) pra afinar o sangue” e não raro ouvimos também que falhas são recorrentes na ingestão desse remédio. Fazem uso religioso do remédio da pressão ou pro diabetes mas da aspirina...essse muitas vezes é esquecido e usado irregularmente ou nem usado. Mas por que ele é importante? Por que ele é prescrito?
            O ácido acetilsalicílico, substância ativa desses remédios é uma medicação que veio para o mercado inicialmente como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório e que depois foi visto que ele tem uma segunda ação que é ainda mais importante no organismo. A de impedir a adesão das plaquetas! E o que são as plaquetas? As plaquetas são elementos que circulam no sangue e que, numa necessidade de coagulação, ou seja, de “estancar um sangramento” elas se grudam umas nas outras e literalmente tampam o buraco que existe numa vaso sanguíneo para interromper o sangramento. É nossa primeira linha de defesa quando existe um corte ou um ferimento sangrante.
            Pois bem, quando sabemos que o paciente tem doença aterosclerótica nos vasos, ou seja, existem placas de gordura que obstruem total ou parcialmente a parede dos vasos, essas placas podem induzir a agregação das plaquetas dentro do vaso, mesmo sem qualquer corte, e com isso, formam-se coágulos que ocluem completamente os vasos. Se isso acontece numa coronária, vem um infarto, se acontece num vaso cerebral, vem o acidente vascular cerebral (AVC conhecido comumente como derrame cerebral). Então não podemos subestimar o poder do ácido acetilsalicílico mas também não podemos sair dando para todos sem critérios. Como todo remédio ele tem seus efeitos colaterais, contra-indicações e riscos. Ele é muito irritante pro estômago, podendo levar ou agravar gastrites e provocar úlceras, ele pode piorar sangramentos  em casos de traumas ou cirurgias de urgência e doses mais altas pode levar a uma intoxicação chamada de salicilismo e também não são poucas as pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Para quem dar? Do ponto de vista da cardiologia, prescrevemos para todos aqueles que sabemos que tem doença aterosclerótica (se não houver contra-indicação) e para aqueles que não detectamos mas que achamos que estão sob alto risco de tê-la. Não se auto-medique, consulte seu médico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário