quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Hipertensão na gestação


            Como parte da prática médica cardiológica, faço em conjunto com obstetra, acompanhamento de gestações de alto risco. E por que gestantes podem precisar de cardiologistas?
            Quase a totalidade delas precisam por estarem hipertensas. São mulheres que não eram hipertensas e ficaram na gestação, são mulheres que já eram hipertensas e engravidaram ou que já tiveram quadros prévios de hipertensão durante gravidezes anteriores. As mulheres que ficam hipertensas durante a gestação precisam ter seus níveis de pressão controlada porque a hipertensão está associada a aumento da mortalidade fetal, interrupção precoce da gestação e como complicação máxima: a eclâmpsia, situação emergencial que põe em risco a vida da mãe, do bebê com alta mortalidade.
            Como a hipertensão tradicional, mulheres obesas, com mal-hábitos alimentares, sedentárias, estão entre as que tem mais risco de desenvolver hipertensão na gravidez e as mudanças de hábito devem ser estimuladas a todo custo. O tratamento impõe algumas diferenças em relação à hipertensão comum já que a gravidez impõe uma série de restrições em termos de medicação. Drogas clássicas usadas no paciente hipertenso comum não podem ser tomadas pela gestante sob risco de mal-formação ou morte fetal, o arsenal terapêutico é reduzido e então as medidas de hábito de vida tem um peso ainda maior no tratamento.

            A gestante hipertensa tem de ser acompanhada em conjunto pelo obstetra (de preferência com experiência em gestação de risco em ambulatórios específicos), pelo cardiologista e muitas vezes por um (a) nutricionista. As consultas freqüentes e a avaliação periódica da pressão arterial são armas poderosas assim como, avaliado pelo obstetra, a escolha do momento certo para interromper a gravidez de acordo com o sucesso terapêutico, viabilidade fetal e risco para a mãe e o bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário