domingo, 28 de julho de 2013

Diabetes e hemoglobina glicosilada


            O paciente diabético costuma ficar bastante ligado nos valores da glicose de jejum e, muitos, nos testes de glicemia capilar (aquele que espeta o dedo e mede num aparelho), que são medidas válidas para auxiliar no controle da doença. Porém, devemos sempre estar atentos que o parâmetro de controle do diabetes é uma medida laboratorial chamada hemoglobina glicosilada ou hemoglobina glicada.
            Esse parâmetro laboratorial nos dá uma medida fidedigna de como se comportou a glicemia pelos últimos 3 meses pelo menos. Ou seja, uma glicose de jejum normal porém com uma hemoglobina glicosilada aumentada indica que o diabetes NÃO está controlado. O paciente e o médico devem estar atentos a este parâmetro. De outra partida, um paciente pode estar com uma glicemia de jejum alterada porém se a hemoglobina glicosilada estiver normal, o tratamento pode ser mantido como está pois o controle foi alcançado.
            Existem algumas diferenças de um laboratório para outro mas, na grande maioria, considera-se ideal o valor de hemoglobina glicosilada entre 6,0 e 7,0 para quem é diabético. E esse deve ser o parâmetro de controle utilizado. Medidas abaixo de 6,0 nos diabéticos também devem chamar atenção do médico pois pode indicar que o paciente esteja sob risco ou mesmo fazendo hipoglicemias (glicose muito baixa) e estas são especialmente danosas para o coração e o cérebro além do risco de queda (especialmente em idosos).

            Converse com seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário