sábado, 13 de julho de 2013

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar


            A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica compreende tipos de doenças pulmonares que, como o nome diz, promovem obstrução ao fluxo de ar. Porém, ao contrário do que se pode imaginar, a obstrução é para a sápida de ar dos pulmões e não para entrada. Os tipo de doenças incluídas nesse tipo são a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
            A nossa árvore respiratória é flexível e elástica em pessoas saudáveis e, no final dela, tem pequenos "sacos" de ar que se enchem de ar quando inspiramos e se esvaziam na expiração e então os pulmões se retraem de novo. Nos paciente s portadores de DPOC esses sacos perdem sua forma e boa parte de sua funcionalidade e a inflamação crônica ajuda a piorar o problema.
            De longe, a maior causa de doença pulmonar obstrutiva crônica é tabagismo, porém inalação de poluentes, partículas, substâncias químicas podem contribuir para a progressão da doença. Existe uma doença genética que também pode ser causa de enfisema pulmonar em não fumantes, mas é rara.
            O tratamento visa frear a progressão da doença e controlar os sintomas mas não existe cura. Fisioterapia respiratória , reabilitação pulmonar, medicamentos, tudo visa melhorar e respiração, aliviar os sintomas e tentar prevenir a maior causa de internação desses pacientes: a infecção respiratória (pneumonia) e muitas vezes a oxigenioterapia é necessária. Esse tipo de paciente tende a acumular secreção nos brônquios e alvéolos, piorando ainda mais a situação. O acompanhamento com pneumologista é fundamental.
            Aos fumantes, fica o alerta, quanto antes parar, melhores as chances.

            

5 comentários:

  1. Boa noite!Dr Alex parabéns por mais um texto maravilhoso.fico feliz por saber que podemos conta com profissionais como o sr,Que nos explica algumas doenças que termos duvida.Eu sou fumante passiva,Posso adquirir uma doença pulmonar por ser fumante passiva? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      sim, em verdade pode sim.
      Embora a quantidade inalada seja menor do que a de quem efetivamente fuma, o fumante passivo está sujeito a todos os males que a que o fumante está.
      Obrigado pela participação.

      Excluir
  2. Caramba! Eu bem sei disso. Esse ano completaram quinze anos que sou liberta do cigarro e foi Deus quem me deu essa bênção. Mais uma vez obrigada Senhor! Um abraço e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem consegue se livrar do cigarro merece todas as congratulações! Parabéns e obrigado por participar!

      Excluir
  3. Olá,
    Muito interessante a notícia. Aprendi bastante. Gostaria de indicar um site com informações adicionais sobre DPOC: http://www.criasaude.com.br/doencas/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica.html
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir