quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tromboangeíte Obliterante

Tromboangeíte obliterante (ou doença de Buerger) é uma incomum doença onde os pequenos vasos sanguíneos se inflamam, ficam com as paredes edemaciadas e podem ser completamente obstruídos por coágulos sanguíneos. Os vasos sanguíneos das extremidades (mãos e pés) são especialmente afetados o que pode culminar com necessidade de amputações sucessivas dos membros.
É extramente relacionada ao cigarro e o mais comum é a doença aparecer em homens, fumantes, adultos jovens, com idade  mais comum em torno de 20 a 40 anos de idade, muitos pacientes tem higiene dentária ruim e apenas 1 a cada 10 pacientes são mulheres.

Sinais e sintomas:

 -  dedos das  mãos e dos pés podem estar pálidos, vermelhos, azulados ou gelados
        - dor nessas extremidades aguda, severa, por vezes em repouso que piora quando exposto ao frio ou estresse emocional
        - queimação e formigamento
     - dor em pernas, tornozelos e pés ao caminhar (claudicação intermitente)
     - aparecimento de pequenas feridas (úlceras) dolorosas nos dedos das mãos ou pés
         - usualmente 2 ou mais membros são afetados

            Diagnóstico:

            Vem normalmente através de exames de imagem como ultrassonografias com doppler (medida de fluxo) dos vasos e arteriografia (exames contrastado em que se vê a obstrução dentro das artérias). Além disso, exames laboratoriais que mostram evidências de outras doenças que podem levar a casos semelhantes como doenças autoimunes, vasculites, aterosclerose e diabetes devem ser feitos.

            Tratamento:

            Não existe cura e tratamento específico para a tromboangeíte, a doença é de prognóstico ruim e a cessação do tabagismo é fundamental para evitar a progressão da doença. Às vezes a evolução para gangrena e morte do tecido impõe a retirada cirúrgica daquela área, que pode ser apenas uma ferida ou um membro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário