sábado, 26 de outubro de 2013

Embolia Pulmonar


            Embolia pulmonar é o súbito bloqueio por um coágulo de uma das artérias pulmonares ou de seus ramos, é uma entidade muito perigosa devido ao risco de morte alto que  representa.
       As artérias pulmonares são de suma importância porque através delas que o  coração consegue mandar o sangue para ser oxigenado nos pulmões. Se elas se obstruem, o sangue não passa pelo pulmões e então não se oxigena e, mesmo sem nenhuma obstrução das vias respiratórias, o paciente sofre com falta de oxigênio.
            A causa mais comum de embolia pulmonar vem de longe, das pernas, é a trombose venosa profunda que consiste na formação de coágulos nas veias das pernas. Se um coágulo ou parte de dele se solta, ele sobe pelas veias, atinge o coração e, ao ser bombeado pelas artérias pulmonares, causa a embolia pulmonar. Outra condição predisponente é um tipo específico de arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial, na qual existe o risco de formação de coágulos dentro do coração. Se esses coágulos se formarem dentro do átrio direito, existe o risco dele se soltar e ir para as artérias pulmonares.
            Os sintomas mais comuns são: falta de ar, normalmente súbita e intensa, dor no tórax, tosse podendo haver secreção com sangue e, nos casos mais graves, perda da consciência, coloração azulada dos lábios e pele (cianose) e morte.

            O tratamento normalmente se faz com o suporte respiratório e o uso de anticoagulantes, nos casos mais extremos uma cirurgia para retirar o trombo. O mais importante para se evitar a embolia pulmonar é a prevenção da trombose venosa profunda que usualmente acomete pacientes acamados que não andam e pessoas com condições de risco após vôos longos de avião. A prevenção da trombose se faz com medicações anticoagulantes, uso de meias de compressão e exercícios  nas pernas nas situações de imobilidade forçada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário