domingo, 13 de outubro de 2013

Cirugia é pra sempre?

            Hoje com o os procedimentos cardiológicos que visam restabelecer o fluxo num coração que estava com uma ou mais artérias obstruídas, uma pergunta é feita: uma vez feito o procedimento, o problema está resolvido? A resposta é: depende.
            Não podemos nos esquecer dos fatores que levaram ao desenvolvimento da doença aterosclerótica que entupiu artérias do coração que vem a ser pressão alta, fumo, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, história genética entre outros. Então, mesmo sendo uma ou mais artérias obstruídas reabertas por uma cirurgia ou angioplastia, se não tratarmos e mantivermos os fatores de risco existentes sob controle, não há NADA que impeça o desenvolvimento de novas obstruções nas artérias que foram desobstruídas ou em outras artérias.
            É importante ter em mente que, após um procedimento de desobstrução, resolve-se apenas a obstrução porém  a (s) doença (s) que levaram os evento final que é o entupimento não tem cura, apenas controle. Hoje conta-se com um arsenal terapêutico grande para a manutenção dos fatores de risco controlados: anti-hipertensivos, remédios para o colesterol, remédios que bloqueiam a coagulação do sangue (entre eles a boa e velha aspirina), remédios que fazem o coração funcionar de forma mais devagar e mais econômica entre outros. Tudo isso associado a vida mais saudável, como controle alimentar (consulta numa nutricionista é importante) e atividade física, aumentam e muito a chance de que o procedimento seja eficaz e, principalmente, único. Que nunca mais haja necessidade de procedimentos desse porte.
            A todos que sofreram procedimentos ou tem familiares que sofreram, tenha isso em mente, nada está curado. Se não cuidar, as coisas pode m voltar. Tomar os remédios e cuidar da saúde física e mental faz toda a diferença.

            Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário