quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Angústia




Continuando na seara de que tudo volta a ser como antes, mal estamos iniciando o ano e já fomos bombardeados: chuvas, alagamentos, deslizamentos, desabrigados... A vida prática segue seu curso, trabalho, atendimentos, as angústias de sempre, os problemas mundanos usuais. A vida é ruim? Não acho. Ao mesmo tempo que temos gente sofrendo e penando, temos gente imbuída na coragem e na caridade, tempos crianças, temos sorrisos, temos emoções.
Vemos um irmão sofrendo e temos pena, vontade de ajudar...vemos uma criança sofrendo e aquilo nos corta o coração...é a sentimento que insistimos em abafar: o amor ao próximo tão apregoado por religiões diversas e muito pouco compreendido por muitos.      
Devemos lembrar que nem só de agruras materiais, perdas, falta de recursos sofre o homem. O mais abastado de nós pode ter, em seu íntimo, dores e angústias imensuráveis. Dores morais, dores de remorso, dores de culpa, dores que o ódio, a incúria, a decepção, a ingratidão, o medo, o egoísmo trazem sem piedade. Devemos cudiar melhor de nossa saúde moral...o mundo ainda padece disso. Podemos trabalhar, ganhar dinheiro, angariarmos bens e fortuna...mas nada disso nos fará plenos, pois isso abastece uma pequena parte de nosso anseio. Do resto todo, ainda o caminho a percorrer é longo.
Pensemos!
Bom dia.  

Um comentário: