domingo, 20 de janeiro de 2013

Pressão Alta



             Dividindo experiência própria mas que pode ajudar, eu, cardiologista, tenho desde 2011 o diagnóstico de hipertensão arterial. Após início de tratamento, ajuste de medicação, reajuste de hábitos de vida, consegui o controle adequado e, com o tempo, redução de dose de medicação até conseguir, efetivamente, ficar sem medicação alguma (sim, isso é possível em alguns casos!). Venho mantendo esse controle fino, uma alimentação ao menos razoável , atividade física, controle do peso e assim vai.
 Esta semana foi mais turbulenta que o habitual, alguma ansiedade, ausência de atividade física e saída de linha da alimentação. Resultado: amanheci com cefaleia (dor de cabeça) e a pressão acima do normal. Culpa de quem? Minha mesmo! Após bastante tempo de controle absoluto veio um escape causado por falha nos bons hábitos cultivados. Eu, que não sou bobo, voltarei ao meu controle, à minha qualidade de vida e a minha pressão normal. Não gostei, não quero mais.
            Nunca se pode prometer que fazendo tudo certo será atingido o controle sem remédio, mas certamente o tratamento será mais fácil, com menores doses e melhor qualidade de vida. E isso pode fazer diferença entre controlar ou não a pressão arterial. 


2 comentários:

  1. Ainda que haja necessidade de medicação, bons hábitos de vida certamente trarão grandes benefícios em saúde.

    ResponderExcluir
  2. Isso sempre! Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir