terça-feira, 29 de janeiro de 2013

HPV



            Vem sendo divulgado na mídia a vacina contra a infecção pelo HPV. É uma boa opção, sem dúvida, sabendo ser o HPV uma causa importante de câncer de colo de útero nas mulheres e por ser sexualmente transmissível. O avanço da epidemia mundial de HIV nos mostra o quão é difícil mudar hábitos sexuais da população e incutir a necessidade de prevenção.
      O HPV é um vírus bastante difundido na população mundial, estima-se que 25% a 50% das mulheres sejam portadoras, muitas sem qualquer sintoma, e ele pode ser o causador da verruga comum mas também causar lesões malignas no colo do útero. A principal forma de transmissão é a sexual e o tratamento é longo para se conseguir eliminar o vírus do organismo. Pode ser necessária, inclusive, a retirada cirúrgica do colo do útero dependendo da gravidade da lesão.
       Para as mulheres, o exame a ser feito é o exame preventivo, com a técnica de Papanicolau que detecta as lesões no colo uterino desde cedo, antes que possam complicar. Daí a importância da visita frequente ao ginecologista, principalmente após o início da vida sexual. O uso do preservativo, embora não seja 100% eficaz contra a infecção pelo HPV, ajuda a reduzir bastante sua transmissão além de prevenir contra todas as outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV.
            A vacina está disponível e está recomendada para crianças à partir de 9 anos de idade, quando a eficácia é maior pois ainda não foram expostas ao vírus. A decisão de dar ou não deve ser conversada com o pediatra que assiste a criança.    
          Devemos lembrar também que o HPV não está relacionado só a verrugas comuns e genitais (essas podem ser de aspecto assustador) e câncer de colo de útero, ele pode ser responsável por câncer anal e também existem dados que podem correlaciona-lo ao câncer de pênis.
            A prevenção é SEMPRE a melhor escolha.  

4 comentários:

  1. Acho extremamente importante esse texto visto que muitas mulheres não sabem da existência dessa vacina.
    Pelo que eu sei crianças de 9 anos e mulheres até 45 anos podem tomar essa vacina. Mas acho que ainda não está disponível no posto! É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No calendário vacinal está previsto inicialmente para mulheres de 9 a 26 anos. Apesar de já aprovada pelo governo, a notícia é que ainda não está disponível gratuitamente para a população.
      Obrigado!

      Excluir
  2. A mulher mais velha tem risco menor de contrair o virus? Eu tenho 46 anos, recentemente divorciada e estou começando novos relacionamentos.Edna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Edna, contrair o vírus ou não depende de se expor a alguém infectado, independente da idade. O que está cada vez mais difícil é, com o avançar da idade, encontrar alguém que nunca tenha sido exposto pois normalmente as pessoas já tiveram alguns parceiros ao longo da vida. Lembro que a infecção no homem muitas vezes é assintomática, ou seja, não aparecem verrugas ou nada que indique que ele seja portador. Por isso a necessidade de prevenção.
      Espero ter sanado sua dúvida.

      Excluir