terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Que Escolheremos?


            As pessoas costumam procurar qualidade de vida...mas o que é isso?
            Para algumas pessoas significa comer o que quiser, beber o que quiser, fazer o que quiser sem as consequências nefastas desses atos. Para outros significa ter saúde, para outros ter alguma tranquilidade material, para outros paz de espírito e, para muitos, uma boa dose de cada um desses fatores. Longe de haver concordância sobre este tema, a intenção é a reflexão e não  a imposição de minha opinião.
            Para sermos práticos, o primeiro fator não existe...não existe ato, palavra, sem consequência. Se quiser comer, beber, falar, fazer o que bem entende, esteja pronto para as consequências que isso trará na saúde, nos relacionamentos, na vida material e profissional que somos obrigados a levar. Quando se dedica muito a medidas para uma vida saudável, protestarão muitos que não se aproveita "o bom da vida", se dedicamos muita energia para obter segurança material, corremos o risco de deixar de lado coisas como família, relações amorosas e cuidados com a própria saúde.
            A paz de espírito costuma ser um capítulo a parte, muitos apostam na religiosidade, outros apostam na consciência tranquila e outros tantos de terem cumprido sempre suas obrigações na família, no trabalho, nas relações enfim...porém, o que é a consciência tranquila para um pode não ser para outro. Tem pessoas que cometem delitos acreditando que aquilo é justo, tem gente que por mais altruísta que seja fica sempre com a idéia de "podia ter feito mais". O equilíbrio,  me parece, é a mola mestra para encontrar em cada um de nós o ponto da paz. Não abusemos do nosso corpo, cuidemos dele...não sejamos avarentos, embora precisemos nos precaver para o futuro...vamos ser caridosos, simpáticos, gentis e educados.
            Cuidemos, sem neuroses, dos vários campos de nossa vida e a chance, acho, de acharmos esse equilíbrio mais facilmente.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário