quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Homocisteína - Você sabe o que é?



            Exame laboratorial cada vez mais presente nas solicitações médicas, a homocisteína tem sido alvo de perguntas frequentes sobre o que vem a ser e o que representa. Falando brevemente, ela é um aminoácido e sua concentração no sangue, quando elevada, está relacionada a desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Algumas publicações definem a homocisteína elevada como um fator de risco tão ou mais importante do que o colesterol elevado.
            Quando o metabolismo da homocisteína é normal, ela não se acumula e não existe nenhum prejuízo à saúde. Porém esse metabolismo é dependente de substâncias como a vitamina B6 e a vitamina B12 e se, por falha alimentar ou qualquer outra condição médica, essas substâncias caem, o ciclo metabólico da homocisteína "emperra" e ela começa a acumular.   
            Em níveis elevados a homocisteína ajuda o colesterol ruim, mesmo que o colesterol esteja normal,  a provocar as placas de gordura que terminam por causar obstruções nas artérias que podem levar a angina, infarto, AVCs (derrames) e por isso ela tem importância para ser solicitada de rotina.
           O tratamento da homocisteína elevada consiste normalmente na reposição de vitaminas B6 e B12 (às vezes só a B6 é suficiente) e isso costuma levar sem muito esforço os níveis para a normalidade. 
        Converse com seu médico, veja se ele acha necessário solicitar este exame. 
            Um grande abraço a todos!

5 comentários:

  1. Algumas fontes de Vitamina B6: Aveia, Banana, Nozes, Semente de Girassol, Abacate, Grãos Integrais;

    ResponderExcluir
  2. Sou de um a família de hipertensos com dois tios e um irmão que já sofreram um avc.sou obeso com colesterol alto e tenho 51 anos.meu cardiologista sempre pede exame de hemograma completo esse exame esta incluido no hemograma completo? obrigado.Luís de Almeida filho-Santo Antonio de Pádua-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Luís, se ele escrever no pedido apenas "hemograma completo" esse exame não trará a homocisteína. Ele precisa especificar que a quer no pedido, assim como todos os outros como glicose, colesterol, etc.
      Muito obrigado pela participação!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá, fui fazer o exame em jejum, mas me informaram que deveria ser feito após o almoço. No entanto, em alguns lugares (internet) falam que pode ser tanto em jejum, como sem jejum. Qual o correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      O exame deve ser feito pós jejum de 12h,
      a colheita feita sem jejum tem outro objetivo.
      Espero ter ajudado!
      Grande abraço!

      Excluir