sábado, 2 de fevereiro de 2013

Câncer de Mama



            Exame radiológico simples mas de suma importância para detecção precoce de uma doença que cresce e mata mulheres assombradamente no mundo todo: o câncer de mama. A mamografia tem sensibilidade suficiente para detectar nódulos mamários antes deles serem palpáveis e hoje constitui, junto com o auto-exame da mama, importante arma na detecção precoce de alterações de mama.
            Normalmente se recomenda para mulheres a realização de mamografia anual à partir dos 40 anos, porém dependendo do achado de exames, história clínica e familiar, o médico pode mudar essa programação. Podendo mudar a periodicidade e início da realização.  
            A outra arma para detecção de lesões suspeitas da mama é o auto-exame. De fácil realização ele deve ser feito por todas as mulheres á partir dos 20 anos de idade e é bastante importantante.

As etapas para o auto-exame são:
1. Diante do espelho, procure observar alguma alteração na pele ou no contorno das mamas, como retrações e abaulamentos.
2. Levante os braços, colocando-os atrás da cabeça, e perceba se, com esse movimento, surge alguma área de repuxamento na pele ou no mamilo.
3. Ainda em frente ao espelho, pressione as mãos de encontro aos quadris, contraindo os músculos do peito.
4. Durante o banho, palpe as mamas com as pontas dos dedos, e note se há alguma alteração do tecido glandular, como nódulos ou caroços, por exemplo.
5. Examine ambas as mamas, fazendo movimentos circulares desde a parte mais externa até o mamilo.
6. Pressione, delicadamente, a aréola e o mamilo e observe se há, ou não, saída de alguma secreção anormal (sanguinolenta).
7. Deitada, com um dos braços sob a nuca, repita a palpação das mamas usando a ponta dos dedos.

            Faça seus exames, vá no seu médico, não adie visitas, vá com a periodicidade recomendada. O câncer de mama detectado precocemente tem imensas chances de cura  (experiência própria na família) mas se detectado tardiamente mata e com muita dor e sofrimento.
            Estejam alertas!!!

8 comentários:

  1. Infelizmente muitas mulheres não fazem esse exame! Eu particularmente não me sinto segura em realizar o autoexme, prefiro ir no meu ginecologista. Porém, conhecer o seu corpo é uma boa forma de identificar se algo está errado. Eu faço o exame anualmente. Eu me cuido!
    Conheço uma amiga que diagnosticou precocemente e hoje está super bem!
    Espero que seu texto seja um alerta para muitas mulheres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O conhecimento é fundamental. Os médicos devem ser insistentes com a prevenção! Obrigado!

      Excluir
  2. Estar constantemente alerta e conhecer o seu corpo é muito importante mesmo!!
    Assim como a visita ao médico.

    Temos que estar sempre alerta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E as políticas de prevenção tem de ser cada vez mais aplicadas. É grave e mata mas é perfeitamente curável se descoberto e tratado precocemente.
      Obrigado!

      Excluir
  3. Câncer de mama tem surpreendido cada vez mais as mulheres jovens, não raro antes dos 30 anos de idade. Essa mudança no perfil etário das acometidas torna o auto-exame ainda mais importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade! As mulheres precisam se prevenir para evitar o diagnóstico tardio!
      Muito obrigado!

      Excluir
  4. Tive o primeiro cancer de mama aos 46 anos e o tumor foi detectado pelo mastologista, tinha 2cm, perdi a mama,(q foi muito bem reconstruida posteriormente)e conservei a vida.Dez anos depois tive o segundo, detectado numa série de exames q faço anualmente, entre eles a mamografia de alta resolução.Eram dois tumores na mama esquerda, um com 6mm e outro com 8mm, ou seja, bem menores do que o anterior.Retirei os tumores, fiz químio e radioterapia, já se passaram 7 anos e está tudo bem. Estou aqui, sou uma pessoa muito feliz, de bem com a vida e agradecida A DEUS. Concordo que A PREVENÇÃO AJUDA A SALVAR VIDAS, sou a prova viva disso. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É verdade total. A prevenção salva vidas, encurta e barateia o tratamento, mostra responsabilidade com nosso corpo e com a vida! Muito obrigado!

      Excluir