quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Anabolizantes - diga não!



            Apesar de todas os riscos, toda a propaganda, tudo que se fala, vemos que ainda é imenso o uso de anabolizantes entre pessoas praticantes de esportes de alto rendimento,  fisiculturismo e entre jovens adeptos da musculação, ainda que esta não tenha objetivo de competição. Pois bem, que anabolizante faz mal está claro mas, pra não deixar dúvidas, vou falar sobre o que é o anabolizante e porque ele representa um risco à saúde de quem o usa.
            Os anabolizantes são substâncias que estimulam o anabolismo, ou seja, a síntese de substâncias no nosso corpo. Eles são o próprio ou análogos do hormônio masculino, a testosterona, que no organismo é responsável pelos caracteres sexuais masculinos. Além disso, a testosterona promove aumento da massa muscular. Nas quantidades certas, que são as produzidas pelo nosso organismo, a testosterona é saudável e bem-vinda. Porém em doses elevadas dela ou de seus análogos ou derivados, ela promove seus efeitos em exagero e alguns outros efeitos colaterais perigosos. Entre eles: acne, comportamento agressivo, aparecimento de mamas em homem (ginecomastia), encolhimento dos testículos, hipertensão arterial, problemas cardíacos incluindo infarto do miocárdico, problemas hepáticos incluindo câncer de fígado.
            Não pensem que isso seja raro, eu mesmo trato alguns jovens hipertensos pelo uso de anabolizantes e já fiz a avaliação pré-operatória de outros que tem de operar para tirar as glândulas mamárias, pois estas estavam grandes com aparência de mama feminina. Nas mulheres, além dos problemas hepáticos e cardiovasculares relatados, ele pode provocar o comportamento agressivo, alterações na voz e masculinização da face.
            Do ponto de vista médico,  existem indicações poucas e precisas para o uso do anabolizante que incluem deficiências hormonais em homens, puberdade tardia e perdas musculares causadas por algumas doenças. Fora isso seu uso é ilegal, perigoso e deve ser combatido com veemência.

6 comentários:

  1. O impressionante é que mesmo com tantos artigos e reportagens esclarecendo sobre isso, ainda vemos jovens querendo tomar e profissionais em academia querendo indicar! A falta de responsabilidade ainda existe, e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste isso! A inconsequência dos usuários e de quem oferece. Obrigado!

      Excluir
  2. Tenho 64 anos, sou hipertenso controlado com medicamentos e a quaze 1 ano faço reposição de hormonios masculino injetável sob a prescrição de um médico ortomolecular.Tenho me sentido bem com mais disposição e minha vida sexual melhorou bastante.Estou tomando anabolizante?corro riscos de arranjar problemas de saude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma nenhuma! Sua reposição hormonal é correta e com indicação precisa. É bem diferente de um jovem com produção normal de testosterona usar para ficar mais forte.
      Obrigado pela participação!

      Excluir
  3. Qual a especialidade médica devo ptocurar para ver se posso fazer reposição hormonal masculina? preciso fazer exames?Tenho 59 anos e estou 20 kilos acima do meu pedo ideal,sinto muito cansaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, não só pela reposição, mas pelos outros fatores como faixa etária, sobrepeso ou obesidade e cansaço. A procura deve ser por um cardiologista e urologista, inicialmente. Além da reposição, se indicada, uma mudança de vida, perda de peso e atividade física são fundamentais. O direcionamento para uma vida mais saudável é pedra fundamental em qualquer tratamento.

      Excluir