sábado, 2 de fevereiro de 2013

Coma - qual sua opinião?




            Publicação recente tentou desvendar se pacientes em estado vegetativo tem alguma compreensão do que se passa ao seu redor, não conseguiram provar nada  e foram criticados pela metodologia aplicada. Mas a discussão permanece aberta! Afinal de contas, os paciente em coma tem alguma percepção do que se passa ao redor?
Por tudo que já foi estudado e de de todos os relatos de pessoas que estiveram em coma e voltaram a resposta mais prudente é: depende. Existem graduações diferentes de coma que vão de superficial a profundo e, para os que acreditam, existem outros fatores. Os espiritualizados crêem que enquanto o corpo padece em coma, o espírito não. Os materialistas não acreditam em nada além daquele corpo quase morto e não existe consenso.
   Eu que na prática médica já vi pacientes "mortos" se recuperarem, já ouvi relatos que impressionaram e, pela minha crença, acredito que possa haver percepção sim, recomendo sempre que, próximo ao paciente, nunca venham expressões pessimistas, de raiva, inconformismo e de dores angustiantes pois a verdade é que não se sabe o quanto e se aquele paciente percebe algo à sua volta.
        Como disse, isso é opinião minha.
E a de vocês?

Um grande abraço!




4 comentários:

  1. Eu creio que nunca dvemos ser pessimistas e o Deus a quem sirvo é infinitamente maior do que todos os "comas" juntos, então eu creio que vc chegar a uma pessoa em coma e falar palavras de carinho e incentivo só pode ajudá-lo. É o que eu faria se passasse por esta situação. Parabéns pelo texto. Abraços, Cesar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cesar! É verdade e eu acredito em tudo isso. O carinho e incentivo deveriam estar presente sempre, em qualquer situação da vida.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo com o César. Muito importante sempre passar energia positiva!
    E acredito que de alguma forma aquela pessoa percebe o que está a sua volta, seja do jeito que for.

    :)

    ResponderExcluir